+55 (15) 3273-2249 +55 (15) 99764-6501

Pediatra na roda!

Clínica Opima > Pediatria > Pediatra na roda!
Andréa Gouveia

Colocamos a nossa pediatra Andréa Gouveia na roda e as mães esclareceram todas as dúvidas que elas tinham em relação a saúde dos seus bebês. Nós selecionamos aqui 10 questões que podem ajudar outras mães também que estão passando pela mesma situação!

1- Quando deve ser a primeira consulta do bebê com o pediatra logo após o nascimento?

Se a mãe for bem orientada no dia do nascimento do bebê e no dia seguinte, se esse bebê está mamando corretamente e não teve nenhum problema após o nascimento, a consulta deve ser entre 7 e 10 dias de vida.

2- Qual ganho de peso diário é considerado saudável pro bebê?

No primeiro trimestre, em torno de 20 gramas por dia. Depois dos 3 meses até 6 meses, em torno de 15 gramas por dia. Claro, sempre levando em conta se o bebê ficou doente no período avaliado. Outro dado muito importante é a estatura; se o bebê não ganhou tanto peso, mas está crescendo, provavelmente ele está saudável. Por isso é importante o acompanhamento mensal do pediatra.

3- A alimentação da mãe pode interferir nas cólicas do bebê?

Cada bebê tem seu metabolismo próprio. Claro que tem alguns alimentos que influenciam como café puro, chocolate puro, refrigerante. Mas cada bebê é diferente e cabe a mãe observar o que ela comeu e que pode ter causado aquele desconforto no bebê.

4- Vacina da Febre Amarela, devo dar?

Sim. A vacina deve ser dada com 9 meses de vida e não precisa de reforço. Ela é recomendada, principalmente, pra quem mora ou vai viajar para zonas endêmicas.

5- Como avaliar o refluxo?

Existem dois tipos de refluxos: o patológico e o fisiológico. O fisiológico é comum até o terceiro, quarto mês de vida, e é quando o bebê, logo depois de mamar, volta todo o leite. Porém, depois dos 3 meses, isso tende a diminuir. Já o patológico é a criança que volta todo o leite a cada mamada, tem uma irritabilidade intensa, tem dor e queimação, e não tem ganho de peso adequado. Cabe ao pediatra avaliar e identificar cada caso.

6- Cama compartilhada até que idade?

A mãe e o pai que decidem! Quem opta por cama compartilhada, precisa estar disposto posteriormente a fazer a adaptação no quartinho da criança. Geralmente, essas crianças demoram mais tempo para de adaptarem a dormirem sozinhos. Tudo depende de como o casal encara essa rotina de dividir a cama com o bebê, pois isso deve ser saudável para a família.

7- Como fica a amamentação depois que inicia a introdução alimentar?

Quando eles começam a comer, o ideal é que eles tenham uma rotina. Logo no início, como ainda estão se adaptando, não dá pra diminuir as mamadas. Mas depois, quando eles estão mais acostumados, já dá pra começar a aumentar o tempo entre uma mamada e outra. O principal é ter rotina: um ambiente pra comer, os horário certos pra comer. Também é preciso que haja um tempo entre a refeição e a amamentação.

8- Depois que o bebê nasce, quanto tempo devo esperar pra sair com ele na rua?

O ideal é esperar pelo menos uns dois meses, até o bebê receber suas primeiras vacinas. Sair em locais abertos, numa pracinha ou dar a volta do quarteirão, pode. O que deve ser evitado é frequentar locais fechados que tenham outras pessoas, pois estas podem transmitir alguma doença pro bebê.

9- Não quero dar chupeta, tenho alternativa?

Criança não tem necessidade de chupeta mesmo. A mãe pode oferecer um brinquedo, um mordedor, dar o peito se for fome, dar um paninho pra ele segurar.

10- Como implantar uma rotina pro meu bebê?

É preciso se encorajar e ser forte. Todo bebê precisa de rotina e se adapta a ela. Eles precisam aprender o que pode e o que não pode. Ele precisa lidar com a frustração. Depois do primeiro mês de vida, a rotina é fundamental, tanto pro bebê quando pra mãe e pro pai também. Ua vez que decide qual rotina seguir é preciso ser firme até que a criança comece a entender os horários. Geralmente eles levam entre 10 e 15 dias pra de adaptar a rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 1 =

DRA. NATALIA CARVALHO

PROFª DRA. NATALIA CARVALHO

CRM: 139.108 / RQE: 67297

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA / MEDICINA FETAL

DRA JÉSSICA SILVA

DRA JÉSSICA SILVA

CRM: 175.914 / RQE: 85128

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

ENFª ANELVIRA DE OLIVEIRA FLORENTINO

ENFª ANELVIRA DE OLIVEIRA FLORENTINO

Coren/Sp 182271

Estomaterapeuta e Dra em Enfermagem

HABILITADA em LASERTERAPIA E OZONIOTERAPIA

ENFª GIOVANA M. FRANÇANI FRAGOSO

ENFª GIOVANA M. FRANÇANI FRAGOSO

COREN: 72848

ENFERMEIRA OBSTÉTRA E ACUPUNTURISTA

ANGELICA ROLIM DE MOURA

ANGELICA ROLIM DE MOURA

TEC. EM ESTÉTICA

Limpeza de Pele/ Depilação com Cera e Luz Pulsada/ Microagulhamento Labial/ Criofrequência

DR. RAFAEL V. GONTIJO MELO

DR. RAFAEL V. GONTIJO MELO

CRM: 161.734 / RQE: 80038

DERMATOLOGISTA / CLÍNICA, CIRURGIA E ESTÉTICA