+55 (15) 3273-2249 +55 (15) 99764-6501

Câncer de Mama – segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil!

Clínica Opima > Clínica Opima > Câncer de Mama – segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil!

Infelizmente, o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil (o primeiro é o de pulmão). O dado mais atualizado indica 57.960 novos casos da doença em 2017, ou seja, 159 por dia.

Este tipo de câncer não tem somente uma causa; a idade é um dos mais importantes fatores de risco (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Além disso, obesidade, sedentarismo, uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona), histórico familiar, entre outros inúmeros fatores, aparecem na lista de itens que aumentam a incidência.

Mas, quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

Fique muito atenta a eles: caroço fixo e geralmente indolor, alterações no bico do peito (mamilo), pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço, saída de líquido anormal das mamas. A mulher, acima de tudo, deve conhecer suas mamas, a evolução das mesmas no ciclo menstrual e ao longo da vida e conhecer os sinais de alerta para o câncer de mama. A palpação é essencial!

E atenção! Cerca de 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser EVITADOS com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar. Pense nisso!

(Fonte: Inca)