Logo que a mulher descobre que está grávida, ela procura seu médico para começar o pré-natal e checar se vai tudo bem com ela e o feto. E o ultrassom morfológico entra nesse contexto como um dos exames mais importantes da gestação. Mas sabemos que existem dois tipos: o Ultrassom Morfológico do 1° Trimestre e o Ultrassom Morfológico do 2° Trimestre. Você sabe qual a diferença entre eles?
O Morfológico do 1° Trimestre deve ser realizado entre 11 a 14 semanas e é o primeiro exame que avalia o desenvolvimento do bebê. Através dele é possível diagnosticar anomalias fetais graves como anencefalia e gêmeos coligados. Neste exame também é avaliado a translucência nucal, o osso nasal e o ducto venoso – marcadores que quando alterados aumentam o risco de doenças cromossômicas, como Síndrome de Down. O cálculo do risco de doença cromossômica só é possível de ser realizado por meio desta ultrassonografia.
Já o Morfológico do 2° Trimestre deve ser realizado entre 18 a 24 semanas e avalia a formação e o desenvolvimento dos órgãos e das estruturas do bebê. Ele observa o crânio, as estruturas do cérebro, a coluna, a face, o coração, o estômago, os rins, o fígado, a bexiga, a genitália externa, os braços, as mãos, as pernas, os pés, e avalia o líquido amniótico. O Ultrassom Morfológico do 2° Trimestre possibilita ainda detectar pequenas e grandes malformações fetais e avaliar se o bebê esta se desenvolvendo adequadamente.
E então, ficou alguma dúvida?